quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Projeto Ler é Viver visitou a Bienal !

23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo: no olhar de quem a visitou.

Estive em São Paulo entre os dias 23 e 25 de agosto e, como amante da literatura, não pude deixar de visitar a Bienal do Livro.

A Bienal reúne as principais editoras, livrarias e distribuidoras do país. São cerca de 480 expositores participantes que apresentarão para 800.000 visitantes seus mais importantes lançamentos em um espaço total de 60.000 m².

O evento, realizado no período de 22 a 31 de agosto, conta com uma programação abrangente e diversificada, mesclando literatura com diversão, negócios, gastronomia e cultura.


Inicialmente, destaco a enorme facilidade, comodidade, rapidez e baixo custo (apenas R$ 6,00 para ir e voltar) para chegar ao Parque de Exposições do Anhembi (local do evento) utilizando o sistema de transporte coletivo (ônibus e metrô).

Para quem opta pelo metrô, que considero a melhor das opções, há transporte gratuito à disposição, com ônibus circulando regularmente (ida e volta) ao Parque Anhembi, a partir da estação Portuguesa- Tietê.

No que diz respeito ao evento, considero uma experiência fantástica para quem gosta de literatura e não perde a oportunidade de visitar livrarias, na medida em que permite ao visitante explorar os diversos stands para conhecer as mais diversas obras e participar de eventos com a presença dos autores convidados.

Pude ter contato com alguns livros que até então desconhecia e folhear algumas obras que ainda tinha alguma dúvida se deveria adquirir ou não.

Devido a grande quantidade de expositores e de pessoas, o visitante deve dispor de pelo menos 3 horas para explorar tranquilamente toda a exposição, razão pela qual recomendo a ida durante manhã ou início da tarde.

A leitura da programação é muito importante, pois serve para conhecer a gama de opções de entretenimento disponíveis e auxilia na definição das prioridades. Caso queira participar de algum evento da programação cultural é fundamental chegar com bastante antecedência, pois o número de vagas é limitado e a distribuição de senhas costuma ser bastante concorrida.

Caso queira se aventurar nos sebos e distribuidoras menos conhecidas, esse período deve ser ampliado, pois encontrar o que procura é uma tarefa bastante difícil e tormentosa.

Nos stands das editoras mais renomadas, os preços são razoavelmente bons para quem compra de 2 a 3 livros, devido ao desconto progressivo, ou ainda não se adaptou aos e-books e prefere ler obras impressas.

Passar longas horas visitando os stands dos expositores não deve causar preocupação, pois o evento conta com ampla e diversificada praça de alimentação e algumas áreas para repouso com serviço de massagem.

 Por Thiago Rabelo Maia. 

Um comentário:

  1. Ai, que inveja, Thiago!! Gostaria de ter ido, principalmente por causa das palestras. Vendo a programação, há muitos temas interessantes que me despertam a curiosidade (exemplo: "Como apreciar um livro: a arte de ler as entrelinhas"; "Adaptações de obras literárias: ler ou não ler?"; e "O papel do livro e da literatura na sociedade contemporânea", e muitos mais).

    Quem sabe na próxima eu vou? Por ora, vou me realizando com os correspondentes. Esperando o Gerson chegar para repassar as últimas impressões e publicar aqui mais dicas para os leitores que, assim como eu, ainda planejam visitar a Bienal numa outra oportunidade!

    Obrigada pelo post. Abraços!

    ResponderExcluir

Postagens populares