quinta-feira, 17 de abril de 2014

Café com Texto

Quem nunca ouviu falar dos cafés parisienses? Mesmo quem nunca pegou um avião, mas já folheou romances ou revistas cujo cenário em destaque era Paris, sabe do que estou falando.
 
 
 
 
 
 
 
Que tal a imagem de um espaço intimista e aconchegante (cujos tapetes da entrada tem por frase de recepção "Gentileza gera Gentileza), com livros (romances, poesias...), deliciosos lanches e bebidas variadas (obviamente, dentre elas, o querido café). Imaginaram que este lugar é em Paris? Não precisa ir tão longe. Aqui em Manaus, na antiga Avenida Paraíba, encontraremos esse cantinho charmoso e agradável: Café com Texto.
 
 
 
Ana Guerra, que fez Doutorado em Literatura Brasileira em Sorbonne (Paris) no ano de 2008, é o nome da empreendedora que apostou na paixão pelo café e o amor pelos livros num único lugar. E apostou mais ainda: que outras pessoas também gostariam de um lugar assim para encontrar amigos e amores. Apostou certo!
 
 
 
Como não se encantar com os títulos disponíveis para leitura local (havendo obras em duplicidade, pode levar, com o compromisso de devolver), ambiente saudosista (com quadros, esculturas que nos remetem ao passado) e atendimento cortês dos funcionários e da proprietária.
 
 
Sem contar a presença de Dom Quixote, que nos acompanha enquanto faz sua leitura, não permitindo que ninguém se sinta só neste ambiente. Com tantos encantos, não poderíamos deixar de indicar este lugar, que a cada detalhe nos remete ao amor pelo universo das letras, inclusive nas paredes.

 

Sua inauguração ocorreu na data de 14.02.2014 (Valentine´s Day), e já está no facebook onde as fotos de seus frequentadores confirmam a preferência.
 
 


Queremos agradecer essa iniciativa comercial com toque cultural, e convidar nossos leitores a visitarem. Prestigiem e aproveitem para folhear e se apaixonarem por algum livro enquanto se deliciam com uma boa bebida.

Local: CAFÉ COM TEXTO
Endereço: AV. HUMBERTO CALDERARO FILHO (ANTIGA PARAÍBA), N. 955
Horário: TERÇA A SÁBADO, DAS 14h00 ÀS 22h00
Telefones: 8414 4168 / 3236 5435
https://www.facebook.com/cafecmtexto

5 comentários:

  1. Não é um comentário depreciativo, ... mas é que (eu acho), em Paris, os cafés surgem da demanda. Aqui há uma oferta à espera da demanda.

    Digo isso porque temos praças mas não são usadas (li em algum lugar) como em Atenas, onde as pessoas se reúnem pra debater política e religião... a velha tradição da ágora. Penso que, se aqui houvesse essa efervescência intelectual, cabeças e mais cabeças cheias de pensamentos, angustiadas por se encontrarem e compartilharem suas ideias, só faltando lugar propício, então os cafés pululariam naturalmente...

    A princípio, parece uma ideia importada que não casa com o perfil da população. Talvez até uma empolgação inicial, pela novidade, ou uma afetação, parecer "chic", etc. Mas... pode descambar numa mera "lanchonete", parada para refeição e algum bate-papo fora do escopo da literatura. E isso já ocorreu com a ideia de bar...

    Quem sabe haja uma demanda reprimida, tímida, que foge das praças por causa do calor esfalfante, que mortifica qualquer cérebro...

    O futuro dirá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que o futuro seja otimista, e que a razão das pessoas não se encontrarem nas praças decorra da questão climática. E que espaços assim chamem aos poucos essas mesmas pessoas e tornem comum a reunião para trocas de ideias, pensamentos, ou partilha de preferências. Por mais tristeza que eu sinta por notar a perda do valor das discussões construtivas, sou uma otimista incurável, às vezes contra a minha vontade! Obrigada por aparecer aqui e deixar sua impressão ; )

      Excluir
  2. Adorei saber que existe um espaço assim. Um dia desses comentei com um amigo como adoro café, mas não gosto dos cafés em shoppings que aqui tem, acho que foge um pouco do contexto, enfim...já providênciei uma visita ao lugar.

    Adorei o blog também, abraços!
    http://cheirodeflormanaus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Thayssa, pela visita e comentário! Sim, também concordo que os cafés em lugares comerciais, como um shopping, perdem o encanto de um ambiente aconchegante para conversar. As pessoas acabam focando em comer, falam pouco mas num tom alto, sentindo a agitação que decorre do próprio meio. Enfim, acho que o Café com Texto veio para agradar a muitos que pensam que nem você.

      Excluir
  3. Parabéns pela uniciativa, pois uma vez assistir o filme "Namoro ou Liberdade" (2014) com Zac Efron e a garota por quem se apaixona participa de encontro literário. E eu pensei "caramba isso não existe aqui em Manaus".
    E o mesmo pensamento veio quando eu assisti a "webserie" no Youtube "O Anjo do Mar" em que um grupo de amigos se reunem na casa do João (protagonista) e fazem "A Rodada Cultural" em que todos falam sobre o que estão lendo, ouvindo ou assistindo.
    Passanso pela avenidade Paraíba (sei que não é mais esse nome rsrsrsrsrs) eu me surpreendi ao passar pelo Café Com Texto e comigo "...que legal esse lugar existe!!!".
    E eu ainda não fui visitar, mas já pedi para uma amiga ir comigo, pois é de algo diferente que Manaus precisa, mesmo que venha para ser de passagem, não creio que seja, justamente por termos pessoas que se interessam muito por leitura e nós brasileiros somos adeptos ao café.

    ResponderExcluir

Postagens populares